“E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.” Romanos 4:12


Marque o que eu digo: um homem fiel é um homem frutífero; a fé habilita o homem a ser. Pergunte:por que poder foi Abraão habilitado a prestar obediência ao Senhor? O texto responderá a você: “[eles] andaram nos passos” não de Abraão, mas “nos passos da fé de Abraão”. Alguém poderia pensar que o texto deveria dizer assim: Eles andaram nos passos de Abraão. Isto seria verdade, também, mas o Apóstolo tem outro objetivo; portanto ele disse, “andaram nos passos da fé de Abraão”, implicando que é a graça da fé que Deus entregou a Abraão, que o despertou e habilitou para cumprir cada dever que Deus requiriu dele, e que o chamou a estes deveres.
Então digo, que a pegunta é: uma vez que Abraão foi um Cristão tão frutífero, o que o habilitou a fazer e a sofrer tudo o que ele fez e suportou?

Certamente foi a fé a causa que produziu estes efeitos, que ajudou-o a executar tais ações. O ponto, então, veja, é evidente - a fé causou os frutos.


Categories: ,

Leave a Reply