1608–1680

...Os sofrimentos de Cristo são as maiores glórias dos santos; eram nestas coisas no que eram mais glorificados: Crudelitas vestra, gloria nostra, sua crueldade é a nossa glória, disse Tertuliano. É relatado sobre Bábilas², que quando estava prestes a morrer por Cristo, ele desejou esta permissão: que seus grilhões pudessem ser queimados com ele, como insígnias de sua honra.

Desta forma, vocês veem que amor supremo, com um amor mui elevado, os primeiros santos amaram nosso Senhor Jesus, e podem vocês, cristãos, que são frios e débeis em seu amor a Cristo, lerem sobre estes casos, e não ficarem envergonhados?


Certamente, 
quanto mais Cristo padeceu por nós, tanto mais amado Cristo deveria ser a nós; quanto mais penosos os Seus sofrimentos foram por nós, quanto mais doce o Seu amor deve ser a nós, e mais eminente deve ser o nosso amor a Ele. Óh, deixem um Cristo sofredor repousar mais perto de seus corações, deixem-nO ser o seu Maná, sua Árvore da Vida, sua Estrela da Manhã.

É melhor separar-se de tudo do que desta pérola de valor.
Cristo é este tubo de ouro através do qual se derrama o azeite dourado da salvação, e óh, o quanto isto deveria inflamar nosso amor a Cristo! Óh se nossos corações fossem mais afetados pelos sofrimentos de Cristo! Quem pode caminhar sobre estas brasas, e seu coração não queimar em amor a Cristo, e clamar com Inácio: “Cristo, meu amor, está crucificado?" (Cantares 8:7-8).

Se um amigo morresse por nós, quão afetados por sua amabilidade seriam os nossos corações!
E o Deus da Glória entrega a Sua vida por nós, e nós não seremos afetados pela Sua Benevolência (1 João 10:17-18).  Deveria Saul ficar comovido com a gentileza de Davi por poupar a sua vida (1 Samuel 24:16), e nós não deveríamos ser afetados pela Bondade de Cristo, que salvou nossas vidas, perdendo a sua própria?

Óh,
o infinito amor de Cristo, que Ele deixasse o seio de Seu Pai (João 1: 18), e descesse do Céu, para leva-los ao céu (João 14:1-4); que sendo Ele sendo Filho, tomou sobre Si a forma de servo (Filipenses 2: 5-8); para que vocês de escravos fossem feitos filhos, de inimigos fossem feitos amigos, de filhos da ira pudessem ser feitos filhos de Deus e co-herdeiros com Cristo (Romanos 8:17); que para nos salvar da perdição eterna, Cristo poderia em nada persistir, contudo se dispôs a ser feito carne, para repousar em uma manjedoura, para ser tentado, desamparado, perseguido, e para morrer sobre uma cruz!

Óh, que chamas de amor a Cristo estas coisas deveriam acender em todos os nossos corações! O Amor é comparável ao fogo; amontoando amor sobre nossos inimigos, nós amontoamos brasas vivas sobre a sua cabeça (Romanos 12: 19-20; Provérbios 26:21).  Ora, a propriedade do fogo é tornar em sua própria natureza a tudo o que encontra: o fogo transforma todas as coisas em fogo; a brasa faz queimar as brasas; e, então, não é de se admirar que Cristo, tendo amontoado abundância de brasas ardentes sobre as nossas cabeças, nos ainda sermos tão frios quanto cadáveres em nosso amor a Ele.
"...

Notas da tradutora:
[2] São Bábilas de Antioquia foi um bispo de Antioquia entre 237 e 251 d.C. ou entre 240 e 253 d.C. (dependendo da fonte) e que morreu durante a perseguição de Décio, segundo Eusébio de Cesareia (Wikipedia.org)

Thomas Brooks - Love the Lord Jesus Christ!, (Ame o Senhor Jesus Cristo!)

Tradução: Camila Rebeca Almeida
Revisão: William Teixeira

OUTRAS OBRAS

Categories: ,

Leave a Reply