1676 - 1732

...Os homens não regenerados podem presumir, mas eles não podem ter fé genuína. A Fé é uma flor que não cresce em solo natural. Como a árvore não pode crescer sem uma raiz, também um homem não pode crer sem uma nova natureza, da qual o princípio de crer é uma parte. Sem regeneração as obras de um homem são obras mortas. Como é o princípio, devem os ser os efeitos: se os pulmões estão apodrecidos, a respiração será repugnante; e aquele que no mínimo está morto em pecado suas obras, no mínimo, são apenas obras mortas. “Para os impuros e descrentes, nada é puro, são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.” (Tito 1: 15-16)

Se nós pudéssemos dizer de um homem, que ele é mais irrepreensível em sua vida do que qualquer outro no mundo, que ele esmurra seu corpo com jejum e tem feito os seus joelhos soarem em contínua oração, se ele não é não e nascido de novo, esta exceção estragaria tudo. Como alguém diria: “Aqui há um corpo bem proporcionado, mas a alma se esvai; é apenas uma massa morta”. Está é uma consideração mista. Você faz muitas coisas materialmente boas; mas Deus diz: “Pois em Jesus Cristo nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura”. (Gálatas 6:15).

Se você não nasceu de novo:

(1) Toda a sua reforma é nada aos olhos de Deus. Você fechou a porta, mas o ladrão ainda está dentro da casa. Pode ser que você não seja o que uma vez [já] foi; apesar disso, você não é o que deveria ser, se [é que] alguma vez você viu o céu, pois “se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3:3).

(2) Suas orações são uma “abominação ao Senhor” (Provérbios 15:8). Pode ser [que] os outros admirem a sua seriedade; você chora como por sua vida; mas Deus descreve sobre a abertura de sua boca como alguém que poderia descrever a abertura de uma sepultura cheia de podridão (corrupção), “A garganta deles é um sepulcro aberto” (Romanos 3:13)."...

Thomas Boston - Ye Must Be Born Again - (John 3:7), (Importa-vos nascer de novo)

Tradução: Camila Rebeca Almeida
Revisão: William Teixeira

OUTRAS OBRAS

Leave a Reply