1718 – 1747

"...Porém, o caminho para desfrutar da presença divina, e estar apto para algum serviço distinto a Deus, é viver uma vida de grande devoção e constante auto-dedicação a ele; observando os movimentos e disposições de nossos corações, de onde poderemos aprender sobre as corrupções que lá se hospedam, e da nossa constante necessidade da ajuda de Deus para a realização do menor dos deveres. E, caro senhor, permita-me rogar-lhe a frequentemente atender aos grandes e preciosos deveres do jejum e da oração secreta.

Tenho um segredo, pensado a partir de algumas coisas que observo, de que talvez Deus tenha lhe designado para algum serviço singular no mundo. Esforce-se, portanto, para se preparar e qualificar para fazer muito para Deus. Leia a obra do Sr. Edwards sobre as afeições, repetidas vezes, e se esforce para distinguir claramente as experiências e afeições na religião, para que você possa diferenciar entre o ouro e a escória brilhante. Eu digo, esforce-se aqui, se alguma vez quiser ser um ministro útil de Cristo; pois nada tem interrompido mais a obra de Deus nos últimos dias do que a falsa religião e as afeições selvagens que a acompanham. Permita-me, finalmente, rogar-lhe firmemente a “aplicar-se à oração, à leitura e à meditação” sobre as verdades divinas. Lute para penetrar ate às suas profundezas, e nunca esteja contente com o conhecimento superficial. Por este meio, seus pensamentos gradualmente se tornarão mais firmes e judiciosos, e você, desse modo, será possuidor de um tesouro valioso, do qual poderá retirar “coisas novas e velhas”, para a glória de Deus."...

David Brainerd - Works of Jonathan Edwards, Volume Two (LETTER IX.) - Carta de David Brainerd a um jovem candidato ao ministério.

Tradução - Tiago cunha

Leave a Reply