1483 - 1546

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.” [Mateus 13:24-30]

“…3. Ora, esse Evangelho nos ensina como o reino de Deus ou o Cristianismo acontece no mundo, especialmente por causa do seu ensino, a saber, que não devemos pensar que somente os cristãos verdadeiros e a pura doutrina de Deus habitarão sobre a terra; mas que deve haver também cristãos falsos e hereges, para que os cristãos verdadeiros possam ser aprovados, como S. Paulo diz em 1Co. 11:19. Pois essa parábola não trata de falsos cristãos, que são tão artificiais em suas vidas, mas daqueles que são anticristãos em sua doutrina e fé sob o nome de cristão, que belamente desempenham o papel de hipócrita e causam danos. É uma questão da consciência, e não da mão. E eles devem ser servos muito espirituais para serem capazes de identificar o joio entre o trigo. E a suma de tudo é que não deveríamos nos maravilhar nem ficarmos aterrorizados, se entre nós se espalham muito falso ensino e falsa fé. Satanás está constantemente entre os filhos de Deus (Jó 1:6).
4. Novamente esse Evangelho ensina como deveríamos nos conduzir para com esses hereges e falsos mestres. Não devemos extirpar, nem destruílos. Aqui ele diz publicamente para deixar que cresçam juntamente com o trigo. Temos a ver aqui apenas com a Palavra de Deus; pois nessa questão, aquele que erra hoje pode encontrar a verdade amanhã. Quem sabe quando a Palavra de Deus pode tocar o seu coração? Mas se ele fosse queimado na estaca, ou destruído de outra forma, poderíamos nos assegurar que nunca descobriria a verdade; e dessa forma, a Palavra de Deus é arrebatada dele, e se perde aquele que poderia ter sido salvo. Daí, o Senhor diz aqui, que o trigo também seria arrancado se fôssemos tirar o joio. Isso é algo terrível aos olhos de Deus, e nunca pode ser justificado.
5. Disso observemos quão extremos e furiosos temos sido esses muitos anos, ao desejar forçar outros a crer; recebendo turcos com espada, hereges com fogo, judeus com morte, e erradicando assim o joio com o nosso próprio poder, como se fôssemos aqueles que podem reinar sobre os corações e espíritos, e fazê-los piedosos e justos, algo que somente a Palavra de Deus pode e deve fazer. Mas com assassinatos separamos o povo da Palavra, de forma que não possa operar sobre eles; e trazemos assim sobre nós mesmos um duplo assassinato, até onde reside em nosso poder, a saber, em que matamos o corpo no tempo e a alma na eternidade, e com isso dizemos que fizemos um serviço a Deus pelas nossas ações, e desejamos merecer algo especial no céu..”…
___________________________________________________________________
Martinho Lutero – Complete Sermons of Martin Luther, Volume 1, p. 100-104
Fonte – Monergismo
Tradução – Felipe Sabino

Categories: ,

Leave a Reply